Quanto cobrar por arte gráfica?
Está cansado de procurar uma forma para precificar seu trabalho e não saber por onde começar? Então fique atento a essas dicas para nunca mais se perguntar quanto cobrar por arte gráfica.
Muitos sites prometem explicar como fazer isso, porém mesmo depois de ler, você ainda fica em dúvida, não é?
Parece uma informação mítica separada para alguns poucos, mas hoje você vai entender como montar sua tabela de preço de design gráfico. Confira!
Quanto cobrar por hora de trabalho?
O primeiro passo para realizar essa tarefa é definir o quanto você quer ganhar por mês. Então, deve dividir esse preço pelas horas que pretende trabalhar. Apenas com esse passo já é possível montar o valor da sua hora.
Se não tem ideia do quanto seria justo receber, uma boa fonte de pesquisa são os sites de emprego. Veja quanto um design de sua região recebe e avalie se o salário é compatível com o quanto você precisa para manter sua vida confortável.
Lembre também de somar o quanto você gasta com seu trabalho mensalmente (luz, internet, impressão gráfica, transporte etc). Dessa forma é mais fácil chegar a um número justo. Veja o exemplo para entender melhor:
Então, esse é o valor que devo cobrar?
Claro que esses valores podem variar muito de acordo com a sua região do país, experiência e necessidades. Tenha como exemplo o método, mas não siga estritamente. Sempre pesquise o mercado e una aos seus objetivos de vida.
Outra dica valiosa é entrar em grupos de designers freelancers e buscar nos tópicos as tabelas que ele estão utilizando. Entretanto, sempre mantenha em mente que algumas pessoas não sabem quanto cobrar por arte gráfica, porque ainda estão começando. Por isso, procure mais de uma tabela nesses grupos e faça suas comparações.
Quanto cobrar por arte gráfica?
Agora que você já tem o valor da sua hora em mãos, já pode definir quanto cobrar por arte gráfica. Fique atento a 5 etapas que são muito eficientes para nunca mais pensar duas vezes quando o cliente perguntar quanto você cobra. Veja só:
E pronto! Assim, você define quanto cobrar por arte gráfica. Os tipos de artes gráficas podem ser:
Ou seja, se você levar 5 horas para fazer uma arte gráfica como um layout para blogs, então deve precificar seu serviço com 5x o seu valor por hora (no exemplo, 5×18,75).
Como montar kits com as artes gráficas?
Você pode também complementar seu trabalho oferecendo a alternativa de impressão gráfica e kits de marketing. Alguns exemplos de combo que você pode montar são:
1- Combo para a identidade visual:
2- Combo para presença digital:
3- Combo para ponto de venda:
Nesses kits coloque um valor atrativo com desconto se levar mais peças. A margem de negociação deve ser um valor que você pode oferecer, caso o cliente queira pechinchar. Porém, é importante que esse preço não interfira em seus lucros desejados. Você pode até mesmo acrescentar essa margem no cálculo da sua hora de trabalho.
Já a cortesia é item que encantará seus consumidores, para que eles voltem a solicitar o seu trabalho. Ao invés de dizer que dará um desconto, fale que alguma peça, como a arte do cartão de visitas, é um brinde. Fica elegante e agrada ao seu cliente.
Gostou do artigo? Se está buscando uma gráfica no Rio de Janeiro para imprimir suas artes, que tal solicitar um orçamento com a Nacional Gráfica?
Leia também: Corel Draw vs Illustrator? Conheça as diferenças